Faça Campanhas promocionais incríveis!

A época mais aquecida para o varejo está chegando e é bem provável que você e sua equipe já tenham iniciado o planejamento das campanhas promocionais para o final de 2017.

Para que você supere as expectativas deste período e crie promoções altamente lucrativas, separamos algumas dicas para campanhas que não poderão ter outro resultado senão o aumento do volume de vendas.

PLANEJAR ANTES DE TUDO

Antes de colocar qualquer campanha em prática é importante definir:

    • Objetivo da promoção;
    • Público que se destina a campanha;
    • O tema que será utilizado;
    • Como funcionará a promoção;
    • Recursos necessários para a ação de vendas (financeiro e humano);
    • Modelo e plataforma de divulgação;
    • Métodos para medir o retorno da campanha.
Exemplos de Objetivos de Campanhas Promocionais:
    • Reduzir o volume de estoque;
    • Aumentar o tráfego no ponto de venda;
    • Incentivar novos consumidores a compra;
    • Manter consumidores atuais;
    • Diferenciar sua marca;
    • Crescer o número de vendas.

 

Pense no Estoque

O estoque é um ponto de grande importância para as Campanhas Promocionais e o seu planejamento deve andar em paralelo com ele para impedir que alguns erros ocorram.
Não é indicado instigar o consumidor com um produto exposto na vitrine sem ter mais exemplares no estoque.
Se for necessário expor algum produto com poucas peças, avise com pequenas placas “Oferta especial – últimas unidades”. Caso contrário, essa falha no planejamento pode gerar um desconforto para o consumidor que perdeu tempo indo até o seu negócio.

 

Modelos de Promoções:

 

Cupom de Desconto

A grande sacada dessa estratégia é utilizar o tráfego de terceiros para promover suas vendas e conquistar novos clientes. Crie um cupom de desconto que faça sentido para o seu negócio e esteja preparado para vender muito caso a sua estratégia de cupom seja um sucesso.

Promoção ou Desconto

Este é o tipo de promoção mais utilizada pelo varejo e um grande aliado dos estoquistas. Não é necessário esperar uma data especial para oferecer um desconto em algum produto, mas é sempre bom ter pelo menos um objetivo, como lançamento de um novo produto, giro do estoque ou aumento do fluxo de pessoas no seu negócio, entre outros.

Promoção Progressiva

Este tipo de campanha é muito eficaz no aumento o ticket médio de compra, já que o consumidor é exposto a uma progressão de descontos e calcula que seria um erro deixar de obter mais do mesmo produto com um preço ainda melhor.

Faça os cálculos e aumente a venda de produtos específicos, por exemplo: se uma unidade custa R$10,00 com a promoção progressiva duas custariam R$18,00 e três sairiam por apenas R$24,00 o que gera um desconto total de R$6,00 na compra de três unidades.

 

Utilize a Sinalização Digital como parte de sua Estratégia de Vendas

Existem muitos dados que afirmam a eficiência da Sinalização Digital para o Varejo, um deles é o aumento no volume de vendas. O número médio no aumento de vendas com a Sinalização Digital é de 31,8%, já o aumento do ticket médio fica em torno de 29,5%.

Isso acontece porque o movimento do conteúdo promocional no monitor atrai a atenção do consumidor para o seu negócio, e quanto mais visto você for, mais chances você tem de vender.

Além disso, essa tecnologia proporciona liberdade para o varejista criar suas promoções e ainda reduz os custos com impressão de banners e materiais de divulgação.

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BONUS – GATILHOS MENTAIS

Se você nos pedisse um conselho, diríamos para você não deixar os gatilhos mentais de fora das suas campanhas promocionais.

Por quê? Porque eles agem como acionadores no cérebro do consumidor e fazem com que o cliente não pense muito no momento da compra a ponto de desistir dela.

Se esse assunto despertou seu interesse, acesse nosso artigo com sete exemplos de Gatilhos Mentais para o Varejo e tenha uma boa inspiração para a sua próxima campanha.

Para finalizar as dicas para suas campanhas de final de ano, iremos citar três exemplos de Gatilhos Mentais que podem fazer toda a diferença nos resultados da sua promoção:

Gatilho Mental da Escassez

Esse gatilho cria a motivação que o seu cliente precisava para adquirir o seu produto ou serviço. Como naquela frase “precisou perder para dar valor” a sensação de escassez ativada por esse gatilho faz com que o consumidor pense “não posso perder” e esteja mais propício a compra.

Frases como “últimas unidades” e “vagas limitadas” ativam o gatilho da escassez.

Novidade

Este é um gatilho importante para manter os clientes já existentes. Uma das alternativas para colocar esta prática em ação é colher o e-mail dos clientes e adotar o e-mail marketing como estratégia de vendas.

Desse modo você pode enviar e-mail com todas as novidades para os clientes que já compram de você. Uma opção menos custosa é ser adepto das redes sociais, como facebook e Instagram para gerar engajamento e compartilhar os produtos que acabaram de chegar.

Urgência

Nós sabemos que os brasileiros gostam de deixar tudo para depois, inclusive as compras de final de ano, mas não se preocupe, o gatilho mental da urgência existe para nos dar uma força.

Ele ativa o comportamento impulsivo do consumidor, que por medo de perder uma boa oportunidade acaba efetuando uma compra o quanto antes. Para ativar este gatilho, utilize frases como: “Promoção válida até amanhã”, “Última chance para comprar”, mas lembre-se, os prazos e os motivos dessa promoção devem ser coerentes.

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