shoppings do futuro

Você alguma vez já parou para pensar em como os shoppings do futuro serão? Será que mudará muita coisa do que já conhecemos hoje? 

 

O crescimento do canal digital, as estratégias inovadoras adotadas pelos grandes mercados, o advento de novos canais de vendas online, a tendência das lojas de marca única e a comparação com um consumidor cada vez mais consciente estão mudando muita coisa.  

A partir dessas mudanças, o futuro dos shoppings como conhecemos hoje em dia está comprometido. 

Gostaria de entender como os shoppings do futuro serão? 

Então, acompanhe o post a seguir! 

1 – Omnichannel: a integração entre o canal online e o canal offline 

O canal online não representa uma “ameaça” para lojas físicas, mas uma integração. A loja tradicional não está destinada a desaparecer, pois é considerada uma ferramenta fundamental para criar vínculos e relações humanas com os consumidores. 

Hoje, porém, a prioridade dos varejistas é fazer com que o comércio eletrônico se comunique com a loja física para oferecer ao cliente uma experiência de compra completa. 

Por esse motivo, além do fator humano, é necessária a integração com sistemas de caixas avançados , POS móvel e mídia social, funções de assistência personalizada, realidade aumentada, tecnologias e iniciativas digitais que terão um impacto decisivo nas vendas e nas escolhas dos clientes. 

O desafio para os lojistas será, portanto, repensar completamente as lojas através de um redesenho estratégico de espaços e funcionalidades, com vistas a uma abordagem omnichannel. 

2 – A experiência multissensorial dos shoppings do futuro 

O varejo experimental será uma forte tendência no futuro e, embora muitas vezes possa ser apenas uma distração cara, quando bem executado, pode melhorar significativamente a lealdade e aumentar as vendas. 

Além de conectar a loja física à loja online, um desafio adicional é oferecer experiências de compra que envolvam os 5 sentidos da loja.  

As lojas não podem mais simplesmente distribuir produtos, mas devem envolver emocionalmente o consumidor. 

Muitas marcas, conscientes de que a maioria dos consumidores está procurando experiências memoráveis que podem compartilhar através da mídia social, já começaram a cuidar meticulosamente de seus espaços sensoriais para satisfazer esse desejo.  

Além disso, uma estratégia eficaz de visual merchandising é útil para inflamar as emoções dos consumidores e empatia com elas. 

3 – Experiência completa do cliente: o cliente no centro 

Hoje, o setor de varejo precisa lidar com um consumidor cada vez mais avançado que lê avaliações e comentários sobre produtos na web e, consequentemente, compra de maneira mais assertiva. 

As lojas físicas terão que melhorar seus serviços de pré e pós-venda e estudar o cliente minuciosamente.  

De fato, não basta focar apenas no emocional, oferecendo uma experiência de compra memorável. É necessário coletar e organizar dados para conhecer gostos e necessidades. Ou seja, informações importantes que podem ser obtidas tanto pelo contato direto na loja quanto pela navegação na loja online. 

O varejista pode oferecer ao cliente uma experiência completa de compra. De que forma? Analisando seu comportamento mesmo antes de entrar na loja, registrando dados importantes, como: 

  • A história de seus hábitos de compra; 
  • O local e a hora da sua entrada na loja; 
  • Quaisquer compras feitas no comércio eletrônico; 
  • Preferências de método de entrega; 
  • Os métodos de pagamento utilizados; 
  • O número de vezes que o cliente entrou em contato com o suporte técnico ou o atendimento ao cliente 

4 – Conforto: entregas e serviços domésticos 

Uma das tendências culturais surgidas nos últimos que será crucial nos shoppings do futuro, é que os consumidores preferem não sair mais de casa para comprar produtos.  

Então, como os varejistas alcançarão esses clientes? A solução é envolver os já clientes, conectando-os em suas casas. 

Já existem plataformas de entrega sob demanda que começaram a fornecer produtos e serviços em casa e agora estão expandindo seus serviços, adicionando um número cada vez maior de varejistas à sua rede de entrega. 

5 – Experimente antes de comprar 

Um número crescente de marcas oferece a possibilidade de experimentar os produtos antes de comprá-los nos canais online e offline.  

Essa operação é facilmente implementada em setores como vestuário, por exemplo, mas no que diz respeito à compra de bens que proporcionam um ciclo de vida mais longo do que a sazonalidade típica do sistema de moda, outros métodos são necessários, como a possibilidade de experimentar um artigo para uma compra.  

Esse modelo mostra-se particularmente eficiente diante da geração nascida entre os anos 60 e 80 que prefere testar antes de investir em grandes compras. 

6 – Compras com imagens: a ferramenta de busca visual 

O poder das imagens é tão forte que, até 2021, estima-se que 50% das pesquisas serão provenientes de imagens. E hoje mais de 75% dos consumidores admitem fazer compras inspiradas em imagens vistas na rede. 

O Ebay lançou recentemente uma nova ferramenta: pesquisa de imagens. Em um contexto social predominante na linguagem visual e baseado no compartilhamento nas mídias sociais, as lojas começam a usar soluções visuais para se aproximar dos consumidores.  

As plataformas que dependerão da tecnologia de busca visual encontrarão para isso uma porcentagem maior de lealdade de seus visitantes, bem como uma resposta rápida em comparação aos impulsos recebidos. 

E então, o que você achou sobre as tendências do shopping do futuro? 

Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe esse post em suas redes sociais! 

  

  

  

  

0
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *