Muito tem se falado sobre os gatilhos mentais, mas você sabe exatamente para que eles servem?

GATILHOS MENTAIS, O QUE SÃO?

 

Fazemos diversas escolhas ao longo do dia, porém algumas demandam mais energia que as outras e forçam o nosso cérebro a processar uma grande quantidade de informação.
Já imaginou como seria se nossa mente tivesse que analisar cuidadosamente todos os aspectos de um negócio antes de efetuar uma compra? Sem dúvida geraria um cansaço mental desnecessário, por isso, existe em nosso cérebro um mecanismo de filtragem, que nos ajuda a tomar decisões sem ter que pensar muito sobre o assunto.
E é aí que entram os poderosos Gatilhos Mentais, eles funcionam como guias, que “levam” o consumidor até a melhor escolha que possa ser feita, e evita que ele gaste muito tempo ou energia nesse processo. Quando aplicados apropriadamente, os gatilhos mentais podem engajar e motivar os consumidores a escolher a sua loja.
Existem diversos gatilhos, mas separamos aqui os sete que melhor se aplicam para o varejo:

 

Escassez

Quando usamos esse gatilho com sabedoria podemos criar a motivação que faltava para o cliente adquirir nosso produto, isso por que uma simples frase como: “últimas unidades” pode gerar um medo inconsciente de não aproveitar essa oportunidade e isso o fará agir. Porém, tome cuidado para não deixar um aviso de últimas unidades por muito tempo, isso pode tirar a credibilidade da sua promoção.

 

Urgência

A gente sabe que algumas pessoas deixam tudo pra depois, inclusive as compras, mas não se preocupe, o gatilho mental da urgência está aí para nos dar uma força. Ele ativa o comportamento impulsivo do cliente que pelo medo de perder a oportunidade acaba finalizando a compra o quanto antes. Para usar este gatilho use frases como: “Promoção válida até dia tal”, “Só até Hoje” ‘Última chance para comprar”, mas lembre-se, os prazos e os motivos dessa promoção devem ser coerentes.

 

Novidade

Você coleta dados das pessoas que passam pela sua loja? Ter o e-mail e o telefone é fundamental para manter um relacionamento com o cliente no pós venda, como por exemplo enviar e-mail marketing com todas as novidades da sua loja para a sua lista de e-mails, isso faz com que o cliente se sinta especial e tenha mais disposição para comprar de você outra vez.

 

Exclusividade

Quem é que não gosta de pertencer a um grupo exclusivo? Se você tem uma loja de roupas pode criar um grupo especial para seus clientes, seja no Facebook ou até mesmo no Whatsapp, e entregar em primeira mão informações sobre sua nova coleção, além de oferecer descontos especiais e sorteios para os participantes.

 

Surpresa

Se a surpresa for boa a lembrança que o cliente terá da sua loja tem grandes chances de ser positiva. Cabe nesse gatilho algumas estratégias, como oferecer um brinde, que mesmo simples agrade seu público-alvo, ou então dar um desconto especial nesta ou na próxima compra, sem que o cliente peça. Surpreenda.

 

Paradoxo da escolha

É claro que é interessante ter várias opções para oferecer aos clientes, porém essa variedade tende a dificultar o processo de escolha, e o cliente pode sair da sua loja sem comprar nada.
Se um cliente vai até você com a ideia do que comprar, esse procedimento acontece de forma natural, mas se ele está aberto a sugestões o paradoxo da escolha surge para complicar as coisas.
Sua equipe de vendas pode adotar a estratégia de oferecer poucas peças a cada ida ao provador, por exemplo. Isso não significa que você não deve vender mais que um produto, mas que pode facilitar esse processo para aqueles clientes super indecisos.

 

Autoridade

As pessoas tendem a confiar e respeitar as pessoas que mostram grande conhecimento sobre determinado assunto, se você conhece bem o seu negócio, pode começar a escrever no seu blog agora mesmo, não é tão difícil quanto parece e isso fará de você uma referência com o passar do tempo e com a relevância dos assuntos abordados. Se você tem uma loja de roupas o conteúdo do seu blog pode variar entre tendências da estação, listas com os modelos mais usados pelos famosos, e por que não tutoriais de como combinar o modelito com os acessórios que estão em alta. Use a criatividade.

Esperamos que esse conteúdo te ajude na próxima campanha da sua loja, e por que não na vida pessoal?

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Até mais!