O Marketing Sensorial é uma aplicação dos estudos de Marketing que utiliza os cinco sentidos para criar uma experiência de consumo marcante para os consumidores.

Para os consumidores atuais, a qualidade e a funcionalidade de um produto deixam de ser um grande diferencial e passam a ser uma característica básica. A concorrência cresce todo dia e para se destacar nesse novo cenário as empresas precisam entregar uma experiência de compra memorável, que marque positivamente seus clientes.
Pensando nisso, grandes marcas passaram a usar o marketing sensorial como aliada nesse processo, fortalecendo então o elo entre a empresa e seus clientes. Porém, existem algumas estratégias que não demandam grande investimento e podem ser executadas por pequenas empresas para gerar grandes resultados.
O Marketing Sensorial é uma aplicação dos estudos de Marketing que utiliza os cinco sentidos para criar uma experiência de consumo marcante, que incentive a compra e fidelize o cliente por meio das emoções geradas com essa estratégia.

Os sensores são como canais que transportam mensagens ao nosso cérebro e são responsáveis por qualquer emoção proveniente de um fator externo.

Esses “apelos sensitivos” as vezes são tão sutis que nem os percebemos, mas é extremamente importante para o varejista enviar a mensagem certa para o público certo.

Com vocês, os cinco sentidos e como eles podem ser bem utilizados na sua loja:

 

paladar

Um dos sentidos menos utilizados no marketing sensorial pelas lojas mas que pode agregar valor ao seu produto e fortalecer sua estratégia de vendas.
Sua empresa tem gosto de quê? Difícil responder essa pergunta não é mesmo? Ainda que fora do ramo alimentício dá pra oferecer aos clientes um quitute que reforce a lembrança da sua marca. Um bom exemplo é o caso da Armani, que criou uma linha de chocolates para ampliar o valor percebido de sua marca pelo consumidor. Além disso, oferecer algo para comer na sua loja pode fazer toda a diferença, pois quando com fome, os clientes não estão muito propícios à compra, esse estado afeta o humor do consumidor, e nós sabemos que é muito mais fácil vender para quem está de bom humor.

 

tato

Você sabia que dispor os seus produtos de forma que as pessoas possam tocar e sentir traz uma sensação de bem estar ao seu cliente? Quando avistamos um objeto muito interessante, ficamos curiosos temos vontade de tocar, quando conseguimos a sensação que temos é sempre positiva, e é isso que buscamos com o Marketing Sensorial.
A embalagem também é muito pertinente ao tato. Ela tem alto relevo? É aveludada? Tem alguma característica que traga uma sensação diferente ao toque? Invista na embalagem do seu produto, ela conta muito.
Porém, de nada adianta pensar em tudo isso se ao provar uma peça do seu mostruário o cliente se sentir insatisfeito com a qualidade do produto. Todas essas estratégias devem andar juntas com um bom produto.

 

olfato

Responsável por 3,5% da nossa percepção, o olfato pode ser um grande aliado dos varejistas. Hoje existem empresas especializadas em desenvolver um aroma pertinente a cada marca, levando em consideração o ramo de atividade e seu público alvo.
Quem nunca foi contagiado por uma fragrância no corredor de um shopping e se sentiu suscetível a compra? O olfato é capaz de transmitir sensações de bem estar e se for explorado corretamente pode fidelizar o cliente pelo simples “cheiro” que a marca tem.

 

audicao

Um sentido bastante explorado pelos lojistas é a audição, em quase toda loja há caixas de som espalhadas tocando algum tipo de música, mas será que a execução dessa estratégia está correta?
Qual a faixa etária do seu público? Qual o nível de instrução das pessoas que compram na sua loja? Você usa uma playlist ou sintoniza em uma estação de rádio? São perguntas que devemos fazer na hora de planejar o som ambiente da nossa loja. O Primeiro passo é conhecer seu público e imaginar qual o estilo musical de sua preferência, escolha o que for mais fácil de ouvir e que tenha potencial para agradar mais pessoas. Depois é preciso fazer testes para descobrir qual o volume ideal de acordo com o tamanho da sua loja e a potência do seu equipamento de som.

 

visao

A visão é quem transmite a maioria das informações percebidas ao nosso cérebro, responsável por 83% da nossa percepção é o sentido mais explorado pelo Marketing Sensorial.
Ao definirmos as cores e formatos da nossa marca, ou ao adequarmos a iluminação da nossa loja, já estamos trabalhando o Marketing sensorial.

Existem inúmeras formas

Desenvolver um conteúdo digital que tenha movimento e atraia o olhar dos consumidores através de uma Vitrine Digital por exemplo, faz crescer o número de pessoas que entram na sua loja e isso reflete diretamente no volume de vendas. Afinal, aquele velho ditado: “Quem não é visto não é lembrado” faz muito sentido para o varejo e os empresários de sucesso sempre buscam uma maneira mais eficiente para conquistar o cliente.
Separamos algumas curiosidades sobre a psicologia das cores que podem ser aplicadas na sua marca ou no dia a dia do seu negócio:

 

VERMELHO:
-Geralmente utilizado em restaurantes para estimular o apetite;
-Cria senso de urgência e atrai consumidores impulsivos;
-Frequentemente utilizado em Liquidações.

AMARELO:
-Cor usada para prender a atenção em VITRINES;
-Demonstra clareza;
-Lembra cautela

AZUL:
-Transmite confiança e segurança;
-Muito utilizado em negócios corporativos;
-Estimula a produtividade e diminui o apetite

ROXO:
-Comumente associado a produtos de beleza;
-Representa uma marca criativa e inteligente;
-Remete a sabedoria, respeito e realeza.

 

Esperamos que goste das nossas dicas e que tenha sucesso ao aplicá-las em seu negócio.

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Até o próximo conteúdo da WTW!