descubra como vender mais

O fim do ano sempre vem acompanhado de muitas vendas, afinal, presentear familiares e amigos no Natal é um costume antigo dos consumidores.

Nesse período tão importante para o varejo, é necessário planejar e seguir algumas estratégias para o sucesso das vendas. Pensando nisso, nós separamos 10 dicas para otimizar esse processo e aumentar os lucros com o Natal. Confira:

 

1 APLIQUE O MARKETING SENSORIAL

O Marketing Sensorial tem sido um grande aliado dos varejistas, e isso não vale apenas para datas com grande volume de vendas como o Natal, essas técnicas tendem a ser parte da identidade da loja e devem ser mantidas por todo tempo. Pensar numa fragrância que tenha a ver com o seu produto, investir na iluminação e na sua Vitrine Digital também são formas efetivas do marketing sensorial.

2 INVISTA NA DECORAÇÃO

A decoração de Natal não deve ser apenas um adendo, além de enfeitar o ambiente, ela deve criar um clima especial, que transmita as sensações positivas que essa época promove, como acolhimento, alegria e bem estar. Lembre-se, enfeites criativos despertam a curiosidade do consumidor e podem atrair a atenção para sua loja, o que contribui para o aumento das vendas.

3 AGREGUE VALOR À SUA VITRINE

A sua vitrine diz muito sobre o seu negócio, e é ela que faz o consumidor decidir se entra ou não na sua loja. Mantê-la sempre atraente é uma das dicas mais importantes para ter sucesso nas vendas. Pra isso é necessário ter uma iluminação adequada, de modo que realce seus produtos, a Vitrine Digital também é uma opção interessante, pois além de expor seus produtos de forma dinâmica, esse equipamento profissional age como um imã ao olhar do consumidor e não deixa sua loja passar despercebida.

4 ABUSE DAS PROMOÇÕES

Se o objetivo é vender mais, temos que aproveitar as promoções para renovar o estoque e conquistar novos clientes. Gerar “gatilhos mentais” nos consumidores é uma estratégia muito efetiva. Uma campanha com tempo limitado por exemplo, ativa o comportamento impulsivo do cliente e faz com que ele não deixe a decisão pra depois, já que a promoção tem hora pra acabar e ele corre o risco de perder esta oportunidade.

5 PRIORIZE A QUALIDADE DO ATENDIMENTO

As compras de final de ano também são lembradas pela agitação e correria nas lojas e shopping centers. Demora no atendimento, fila pra pagar, são vários os fatores negativos que devem ser evitados, para isso, a qualidade do atendimento tem que estar no planejamento de vendas. Aumentar o quadro de funcionários e investir no treinamento dos vendedores é crucial para criar uma experiência de compra agradável.

 6 FLEXIBILIZE AS FORMAS DE PAGAMENTO

Uma das formas de persuadir o consumidor é entregar o mesmo produto com formas de pagamento mais flexíveis. Se sua loja não costuma trabalhar assim, vale a pena abrir uma exceção de parcelamento e descontos para as compras de final de ano.

7 DÊ PRESENTES AO VENDER

Presentear, mesmo que com algo simples, é uma boa estratégia para conquistar o cliente. A surpresa de sair para comprar um presente e ser presenteado será muito positiva e trará uma lembrança afetiva da sua marca toda vez que esse produto for usado.

8 OTIMIZE O RELACIONAMENTO COM CLIENTES

Não é por que você quer conquistar novos clientes que deve esquecer os que já estão fidelizados. É importante manter um relacionamento com clientes atuais, seja por e-mail, ligações, cartões de “boas festas”, para que eles pensem na sua loja no momento de comprar os presentes de Natal.

 9 CRIE UMA EXPERIÊNCIA DIFERENCIADA

Para ganhar o consumidor não basta vender um produto de qualidade, temos que entregar uma experiência de venda que marque seu cliente. A Vitrine Digital é uma das ferramentas para aplicar este conceito. Pense em como agregar valor ao seu produto através de um conteúdo digital. Se sua loja vende roupas, uma ideia é mostrar tutoriais de como combinar seus produtos a acessórios que estão em alta no momento. Basta usar a imaginação e o conhecimento do seu negócio para criar uma experiência de compra diferenciada que fidelize o consumidor.

10 DÊ IMPORTANCIA AO PÓS VENDA

Desenvolva uma estratégia para captar os dados dos clientes que finalizam uma compra. Nome, e-mail e telefone são essenciais para manter um bom relacionamento no pós venda. Com essas informações é possível mostrar ao cliente um novo produto e compartilhar suas campanhas promocionais, isso gera engajamento e consequentemente um aumento no faturamento.

Esperamos que essas dicas ajudem você a vender mais que o esperado para essa data.

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