5 Tendências da Sinalização Digital que você ainda não viu

Apesar da Sinalização Digital estar presente no dia a dia das pessoas, principalmente das que vivem nas regiões metropolitanas, essa ainda não é uma tecnologia amplamente explorada aqui no Brasil.

Porém, a partir das previsões otimistas de crescimento no setor de Sinalização Digital, é importante estar atento às principais tendências na área de Digital Signage para que o seu negócio continue competitivo no futuro.

A cada ano, novas tendências surgem e são mais “previsíveis” se tomarmos os anos anteriores como base. Conteúdo personalizado, interatividade, reconhecimento facial e análise de dados são algumas das inclinações do Digital Signage para o futuro, como veremos a seguir.

1. Mais Complexo e Mais Simples

 

A tecnologia interativa é sem dúvida mais complexa para o fornecedor, e a entrega dessas soluções será ainda mais complicada a curto prazo, em contrapartida, essa mesma tecnologia, resultará em maior compreensão por parte do “espectador”, que conseguirá assimilar a mensagem num curto espaço de tempo.

Quanto mais rápido vier o entendimento sobre o uso do reconhecimento facial, por exemplo, maior será a interação das pessoas com a tecnologia, fazendo com que o objetivo primário seja alcançado. Por mais que seja uma tendência surpreendente, perderá seu valor caso não consigam interagir com ela.

 

2. Quanto mais conveniente, melhor

 

Você já notou que é exposto a anúncios na internet de acordo com o seu histórico de pesquisa, não é mesmo? A Sinalização Digital poderá seguir pela mesma linha e ser ainda mais assertiva do que o uso dos cookies do seu navegador.

Qual seria a escolha do consumidor na sua opinião: Um restaurante que exibe um cardápio personalizado de acordo com sua dieta e preferências, ou o restaurante que mostra o mesmo cardápio para todas as pessoas?

 

3. Tecnologia Pensante

 

Para dar base as tecnologias apresentadas acima, não podemos deixar de mencionar o uso de Inteligência Artificial (AI), já que a personificação será consequência de uma decisão tomada por uma máquina, e que será responsável por definir o que exibir e para quem.

A Inteligência Artificial também será utilizada para envolver o consumidor na publicidade mais relevante para o momento de compra de cada pessoa de acordo com a sua procura na loja física.

 

4. Dados, Análises e Tomada de Decisões

 

Muito tem se falado sobre análise de dados, e boa parcela das grandes empresas já a adotaram como parte de sua estratégia, mas a tendência é que no futuro o uso correto dos dados faça parte de qualquer estratégia de marketing e sinalização digital.

Não utilizar os dados será um desperdício aos esforços de marketing, já que essa análise será a chave para a publicidade inteligente no out of home e trará mais assertividade ao uso da sinalização digital.

Um exemplo dessa inteligência aplicada ao OOH que já é visto hoje, mas que será ainda mais desenvolvida no futuro, serão os dados analíticos, segundo a Onsign tv.

Nos grandes centros comerciais os painéis de Sinalização Digital já oferecem WI-FI gratuito e em troca rastreiam o comportamento do usuário. Atividades nas redes sociais, e até mesmo um mapa de calor, que mostra o movimento do usuário pelo local, ajudam a identificar seus interesses e as localizações mais críticas desses espaços.

Essa análise, apoia os polos comerciais a adequarem sua estratégia de acordo com os dados colhidos diretamente do consumidor, e a traçar estratégias para envolvê-los ainda mais.

 

5. Autoatendimento e Interatividade

 

Uma tendência um tanto quanto previsível se levarmos em consideração o uso crescente desta tecnologia nos últimos anos, porém, a tendência é que o autoatendimento chegue a um novo nível no futuro.

O fator humano será substituído pela capacidade de interação e de exibição digital em qualquer configuração comercial, e deste modo não será mais necessário contar com uma equipe para dar orientações sobre algum produto ou para realizar uma venda.

Isso já acontece com caixas registradoras Self-service, e a tendência é que essa interatividade venha a substituir grande parte do trabalho encontrado hoje no varejo. Essas tendências ficam ainda mais próximas com a queda nos preços de painéis de LED e de Monitores Profissionais devido o aumento da demanda.

Com o mercado em grande expansão, podemos dizer que a Sinalização Digital veio para ficar e para mudar os meios de consumo nas lojas físicas. É o investimento mais atual e assertivo que a sua empresa pode fazer e com certeza mudará o jeito que o consumidor enxerga sua marca.

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