Responsável por levar a identidade da marca até o ponto de venda e por criar um ambiente que motive os consumidores a compra, o Visual Merchandising se vê diante de inúmeros desafios, dentre eles, crescer os números da empresa meio à grande concorrência das lojas físicas e virtuais.

Nesse cenário, é interessante que o profissional esteja atento às novas tecnologias e às mudanças comportamentais do consumidor, afim de adaptar suas estratégias às tendências e fazer do PDV um lugar que instigue e prenda à atenção do novo consumidor, já desinteressado por ações tradicionais.

Com base em estudos que avaliam a eficiência de displays digitais instalados no ambiente de compra, muitos profissionais da área de Visual Merchandising já se atentaram às oportunidades que o uso dessa tecnologia pode trazer a seus resultados.
Por possuir grande capacidade comunicacional, os displays digitais e interativos são os principais pontos de acesso de informação da população atual, e por serem superpotentes essas plataformas são vistas como a base da nova comunicação e progressivamente se tornarão mais presentes em nossas vidas.

Uma pesquisa realizada pela VCA Global revelou que 42% das pessoas preferem as lojas que se comunicam através de Displays Digitais no ponto de venda, porém, é possível arriscar um número ainda maior de efetividade se separarmos os consumidores em diferentes nichos, sendo o público jovem o mais impactado pela Sinalização Digital.
Por possuir movimento, brilho e luminosidade, essas “telas” prendem a atenção do consumidor e fazem com que as chances de o lojista fechar uma compra não planejada sejam ampliadas, assim como sua taxa de recompra.

 

Outro dado da pesquisa é que com o uso dessa tecnologia os varejistas notaram um aumento médio de 31,8% no volume de vendas, e de 29,5% no Ticket médio, um número alto se comparado ao valor do investimento em Sinalização Digital, que passou a ser mais acessível nos últimos anos.
Um estudo da Rich Media Technologies, mostrou que anúncios feitos em plataformas de Sinalização Digital são melhores avaliados pelos consumidores que os anúncios feitos na mídia tradicional, nesta pesquisa as pessoas relatam que as propagandas feitas com a Sinalização Digital são mais interessantes que as demais.
Fica clara a importância de reservar um espaço no ponto de venda para os painéis digitais, já que a comunicação com base na Sinalização Digital atrai novos consumidores e otimiza vendas direcionadas a produtos com grande quantidade em estoque, sem que seja necessário a impressão de banners e materiais promocionais.
As Vitrines Digitais, vertente da sinalização digital utilizada pelo Visual Merchandising, são uma ótima interface para fortalecer a identidade da marca e para gerar melhores resultados em campanhas promocionais.

Para o ramo alimentício essas aplicações também recebem ótima avaliação do público, onde 30% afirmam que é mais fácil fazer sua escolha pelo conteúdo do Menu Board Digital (Display geralmente localizado no balcão de pedidos) e que a atratividade dessas aplicações reduz a sensação do tempo de espera para 35% dos consumidores.

 

Pensando em como integrar novas tecnologias as suas estratégias?

Clique e receba um projeto gratuito para sua empresa.