como fazer marketing digital para franquias

POR QUE USAR MARKETING DIGITAL PARA FRANQUIAS?

 

Se engana quem acha que o marketing digital é tarefa exclusiva das empresas que vendem pela internet. Na verdade, franquias e negócios locais podem lucrar muito ao adotar estratégias de marketing digital e de conteúdo.
Quando pesquisamos uma marca e não a encontramos no Google, Facebook, Instagram ou YouTube, é como se ela não existisse, e nesse moment,o uma grande oportunidade de dialogar ou vender para o consumidor é perdida.
Lembre-se, nunca é tarde para começar a criar sua presença na web, porém, quantos antes o fizer melhor.

Marketing digital, no entanto, requer muito esforço e só ganha forma com o passar do tempo e com muita dedicação.
O profissional de marketing, responsável por uma rede de franquias, pode adotar duas estratégias de marketing digital distintas, uma ligada a expansão da rede, e outra para engajar o consumidor final, como iremos mostrar no decorrer do conteúdo.

 

PRIMEIRO PASSO – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 

Definição do Público alvo – Buyer Personas

Buyer Personas são perfis que representam os clientes ideais da sua marca, porém um pouco mais profundas que as definições genéricas de público-alvo. As personas são como um norte para toda a estratégia de marketing digital, e quando bem definidas devem te ajudar a entender:
• Qual linguagem de comunicação sua empresa deve adotar
• Em quais redes sociais seu negócio deve estar presente
• Qual linguagem deve ser usada em blog post e nas redes sociais
• Que tipo de conteúdo você deve produzir
• Modelo do e-mail marketing e sua periodicidade
• Segmentação no Face Ads

Como criar minha Persona?

Na hora de definir a persona ideal para o seu negócio é interessante partir para pesquisas com consumidores que já compram de você. Não precisa ser uma pesquisa muito extensa, mas deve conter as perguntas certas para o seu público, e por isso ela deve variar de acordo com o seu segmento.

PRINCIPAIS PERGUNTAS:

• Dados demográficos
• Quais redes sociais você mais usa?
• Que tipo de blog você segue?
• Que tipo de conteúdo é interessante para você?
• Onde você faz a maioria de suas compras? (Loja física / online)
• Você pesquisa antes de fazer compras?
• Por qual razão você consome os produtos ou serviços da nossa empresa?
O principal objetivo da pesquisa é descobrir qual o problema da persona que a sua empresa pode sanar, feito isso, procure uma foto que combine com as característica da sua persona e dê a ela nome, profissão, problemas enfrentados, canais que mais utiliza e complemente com os dados relevantes que você colheu.

Neste caso criamos uma persona para uma rede de Fast Food que tem como público-alvo adolescentes:veja um modelo básico de persona

 

O “Marcio” também é muito interessante para a franqueadora, ele tem todas as características de um bom franqueado, porém os esforços para atingi-lo são bem diferentes, assim como os canais e a linguagem utilizada:

veja um exmplo de persona para franqueado

DICA: Evite criar muitas personas, isso pode atrapalhar mais do que ajudar.
Persona criada é hora de replicar o resultado que você obteve com toda a rede, os franqueados podem ser bastante úteis para otimizar essa personificação.

SEGUNDO PASSO – CRIAR LINHA EDITORIAL

 

Quando falamos em Marketing de conteúdo, não estamos nos referindo apenas a um conteúdo escrito no blog, os formatos podem variar, desde que levem informações pertinentes ao seu público e consequentemente gerem engajamento.
Criar conteúdo é um trabalho árduo (mas também prazeroso) e deve seguir alguns esquemas para que sua estratégia ganhe força e não se perca no meio do caminho. Os profissionais que documentam sua estratégia são 28% mais eficazes, o que mostra a importância de planejar a linha editorial. Você pode seguir os seguintes tópicos:

FORMATO

Descreva quais formatos de conteúdo você irá criar, posts no blog, vídeos, infográficos, imagens para Facebook e Instagram, GIFs e o que mais se aplicar ao seu negócio.

PERSONA

Lembra que definimos a nossa persona? Nosso conteúdo deve falar diretamente com ela para que gere resultado e seja o mais pessoal possível.

DATA DE PUBLICAÇÃO

Defina as datas para a publicação de cada conteúdo, documente e siga à risca pois a periodicidade é muito importante para gerar engajamento.

DATA DE VENCIMENTO

Neste tópico você deve definir uma data para a elaboração e edição do conteúdo, para que não haja problemas no dia de publicar.

EDIÇÃO FINAL

Estipule a data para a última edição do conteúdo criado.

TÍTULO

Geralmente começamos a escrever um artigo ou post com um título em mente, mas isso não quer dizer que ele não possa ser otimizado enquanto o conteúdo é criado. Defina qual o melhor título de acordo com as palavras chave que você deseja ranquear.

AUTOR

Se você contar com uma equipe de criação e redação, defina os responsáveis por cada conteúdo e mostre ao público quem são eles, isso torna o conteúdo mais pessoal e passa mais credibilidade.

CATEGORIA

Utilize categorias pertinentes, além de ajudar na organização, essa tática melhora o posicionamento do conteúdo nos motores de busca, como o Google.

PALAVRAS CHAVE

O que a sua persona pesquisaria para encontrar o seu site ou um conteúdo criado pela sua empresa? Defina quais são esses termos e anote em sua agenda, elas são muito importantes e podem te dar uma direção na hora de criar conteúdo.

CTA – CALL TO ACTION (CHAMADA PARA AÇÃO)

Agora que o seu conteúdo está pronto e publicado, ele deve convidar o leitor para tomar alguma ação, seja para realizar um comentário, compartilhar ou , clicar num banner, como este usado aqui no Blog, que convida o leitor a marcar uma reunião e oferece um projeto Sinalização Digital:

receba um projeto gratuito

 

Deu pra se inspirar?

Desejamos um ótimo planejamento para 2017 e queremos fazer parte do sucesso da sua empresa!

Até o próximo conteúdo.