Aumentar o fluxo de pessoas que entram na sua loja fica ainda mais necessário em meio a grande concorrência das lojas físicas e virtuais, e é cada vez mais imprescindível que o público veja a sua oferta e perceba o seu diferencial.
O produto que você oferece pode ser mais interessante que o da loja da frente, mas se a sua comunicação não for clara ou se seu negócio está localizado no lugar errado, todo seu esforço para levar um produto ou serviço de qualidade aos clientes pode se perder no meio do caminho.
Além da concorrência, outro fator que vem prejudicando as vendas no varejo é a crise econômica do país, mesmo com uma previsão otimista para o próximo semestre, a crise revelou o pior cenário dos últimos 16 anos para o setor.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Seed, houve uma retração de 12,46% no número de visitantes nas lojas físicas no primeiro bimestre de 2017 se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Isso quer dizer que o número de pessoas que passam pelo seu ponto de venda diminuiu, e que se levarmos estes números em consideração, veremos que é ainda mais necessário reter a atenção do consumidor no exato momento em que ele tem a possibilidade de interagir com o seu negócio.
Para ajudar a driblar esses números, separamos algumas dicas de como aumentar o fluxo de pessoas que entram na sua loja, para que você possa vender ainda mais.
APROVEITE OS POLOS GERADORES DE TRÁFEGO
Todo varejista sabe a importância de estar localizado numa região com grande fluxo de pessoas, como Shoppings, praças de alimentação e polos de compra de produtos específicos, como por exemplo a rua das noivas, ou de instrumentos musicais.
Os Polos que geram tráfego aumentam a chance do varejista chegar ao seu objetivo final que é a venda. Para lojas de rua uma boa estratégia é investir em locais de grande circulação para que a oportunidade de vender fique ainda maior.
Caso seu negócio tenha um nicho de mercado mais segmentado e fique localizado numa região de pouca circulação, será ainda mais necessário investir em comunicação on e off-line para atingir o seu público. Veremos como otimizar esses pontos nos tópicos a seguir.
USE A INTERNET PARA ATRAIR MAIS CONSUMIDORES PARA O SEU NEGÓCIO LOCAL
Se você não vende pela internet, não significa que ela não pode te ajudar a vender. Há várias estratégias de anúncios, tanto no Google Adwords como no Facebook Ads que podem gerar um tráfego incrível para o seu negócio local.
Google Adwords
Após criar sua conta e definir opções de pagamento, escolha as palavras chave que mais representem o seu negócio. Lembre-se de excluir as que não necessariamente levariam a uma compra do seu produto, por exemplo, se você vende apenas sapatos femininos, a busca por “sapato masculino” lhe cobraria um clique de quem não está exatamente procurando pelo o que você vende.
Outra dica é adicionar a extensão de localização, onde você pode definir o raio máximo em que seus anúncios serão exibidos, você também pode adicionar a extensão de chamada, caso seu produto seja um pouco mais específico e o cliente necessite tirar algumas dúvidas por telefone antes de ir até o seu negócio.
O Facebook Ads
Uma excelente ferramenta para levar o seu produto para quem ainda não o conhece, diferente do Google Adwords, o Face Ads leva o conteúdo até os usuários. Só no Brasil são 103milhões de pessoas conectadas à maior rede social do mundo.
Com opções de campanhas específicas para negócios locais, você só precisará de uma fanpage do seu negócio e um pouco de planejamento para definir qual o objetivo da sua campanha.
Seu anúncio pode ser ainda mais interessante se exibir imagens que mostrem o consumidor usando ou consumindo o seu produto, criatividade para a chamada também é um diferencial.
Defina o raio de alcance do seu anúncio e aguarde pelo resultado. Em alguns casos, o alcance é tão grande que o investimento nessa ferramenta chega a ser irrisório.
INVISTA NO PRIMEIRO CONTATO
Mesmo ao adotar os anúncios online, você não pode deixar de investir no público que está passando pelo seu negócio e que não foi impactado diretamente por suas campanhas. Se o consumidor está na região, ele deve ser visto como um potencial cliente.
O primeiro contato com a sua loja física será determinante para criar ou não o desejo pelo o que você oferece. Em poucos segundos a mente do consumidor cria uma breve história sobre seu negócio, e é ela quem vai fazer com que ele compre ou não de você.
Além de ter um produto de qualidade e uma fachada bonita, é primordial que o consumidor saiba o que você vende e como vende. Por isso é interessante investir em Comunicação Digital também para o ponto de venda, a fim de facilitar a visualização de novos produtos, condições de pagamento e campanhas promocionais.
As ainda pouco exploradas Vitrines Digitais podem ser a solução ideal para captar o olhar do consumidor e motivá-lo a compra. Você pode conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta no Infográfico que apresenta os principais benefícios dessa tecnologia para o varejo.
A maneira como você captura o olhar do consumidor para o seu negócio é que vai determinar se ele irá se interessar pelo o que você vende, por isso, em momentos de crise ou de expansão, é muito importante criar estratégias que diferenciem o seu negócio dos concorrentes.
REVENDER É MUITO MAIS FÁCIL
Nunca se esqueça das pessoas que já compraram de você. Depois de todo o esforço para vender a determinado cliente ele pega a sacola e vai embora para sempre? Não é assim que deve ser. Lembre-se, se ele já comprou de você uma vez, será muito mais fácil vender novamente e novamente.
Crie uma estratégia para que sua equipe capture o endereço de e-mail dos clientes e mantenha um relacionamento com essas pessoas. Avise-os sobre novas promoções e ofereça exclusividade nas condições de pagamento. Assim você terá uma base engajada e muito propícia a comprar de você mais de uma vez.
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Boas vendas!