Veja como as aplicações de Digital Signage podem otimizar a experiência Omnichannel de uma empresa.

 

O QUE É OMNICHANNEL?

 

Visto como uma tendência mundial no Varejo, o Omnichannel começou a ganhar espaço no círculo varejista brasileiro em 2014. É um modelo de negócio que visa oferecer uma experiência de compra unificada aos consumidores.

Desse modo, todos os canais de vendas e relacionamento utilizados por uma empresa devem estar integrados, para que o consumidor explore as possibilidades de compra nos diversos canais da empresa.

Um dos desafios é integrar loja física, e-commerce, estoque, SAC 2.0, e atingir uma comunicação uniforme, desde o momento em que o consumidor pesquisa por você na internet, até o pós venda.

O conceito de multicanal já faz parte de uma fatia considerável do Varejo, e é essencial adotá-lo se você deseja que sua marca seja lembrada através de uma ótima experiência de compra.

CLIENTE NO CENTRO

O Omnichannel surgiu a partir da necessidade de criar uma sensação positiva na experiência de compra para o consumidor, essa estratégia deve proporcionar facilidade de acesso no meio digital (mobile, redes sociais, e-commerce, etc.) e também nas lojas físicas (instalações, stands, etc.).

Quando os canais estão integrados não há restrições de local ou horário, o consumidor passa a satisfazer suas necessidades quando e onde desejar, e da maneira que lhe for mais conveniente.

Vamos citar um exemplo de Omnichannel no varejo de moda: uma pessoa interessada em adquirir um produto geralmente realiza algumas ações antes de decidir comprar de você. A princípio ela checa as melhores condições na internet e pede dicas para os amigos nas redes sociais.

Vamos supor que depois de pesquisar algumas opções, essa pessoa percebe que é muito fácil comprar pelo seu site e que você tem o melhor preço, além de uma boa política em caso de trocas. Finalmente ela cadastra os dados e finaliza a compra.

Por algum motivo, ela não deseja esperar o prazo de entrega deste produto e decide retirá-lo na loja física. Ao chegar lá é bem atendida e decide dar uma olhada nas variações do Produto que já havia comprado, então decide levar o mesmo produto só que de outra cor.

Sem problemas e sem filas, o pedido já foi pago pela internet e a nossa cliente fictícia pode seguir a sua jornada de satisfação com a empresa que acaba de comprar. Pode ser que esse momento seja compartilhado com os amigos nas redes sociais e influencie novos consumidores.

OMNICHANNEL E DIGITAL SIGNAGE

Mas como as Aplicações de Digital Signage ou Vitrines Digitais podem influenciar positivamente o uso de diversos canais dentro de uma marca?

São vários os benefícios que essa aplicação proporciona ao varejo, mas quando o assunto é Omnichannel, a Vitrine Digital surge como um excelente espaço para publicitar as campanhas que antes só eram vistas nas redes sociais ou no seu site.

Como os Preços e Promoções não devem sofrer variações de um canal para o outro, a Vitrine Digital surgirá como uma conexão entre os dois mundos, físico e virtual. Podemos dizer que ela é uma interface de comunicação dinâmica no ponto de venda.

 

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