Digital Signage no Brasil já deixou de ser novidade e passa a ser cada vez mais procurado pelos varejistas. Digital Signage ou Sinalização Digital em português, é o uso de painéis digitais instalados em pontos estratégicos que tem como objetivo informar, chamar a atenção, publicitar produtos e serviços além de reforçar a marca que o utiliza.
Para funcionar com autonomia é essencial o uso de monitores profissionais, com CPU, Software e WIFI integrados. Essas telas possuem mais brilho e luminosidade que as TV’s convencionais e são fabricados para atender todas as necessidades de Digital Signage. O principal recurso deste hardware é que ele permite que a mídia seja alterada em tempo real, a partir de uma central de monitoramento.
O conteúdo das telas muda de acordo com a necessidade da empresa e devem ser analisadas a partir de um objetivo comercial, as programações podem variar entre animações, fotos e frases estáticas, ou vídeos em alta definição.
Alguns exemplos de aplicações do Digital Signage no Brasil:
Vitrine Digital: É basicamente um monitor posicionado em um ponto estratégico da loja que pode exibir imagens sobre produtos, promoções, novas coleções, condições de pagamento e campanhas em datas comemorativas, a fim de informar de maneira dinâmica quem passa pelo local e influenciar potenciais clientes na tomada de decisão.
Menu Board Digital: comumente utilizado no setor alimentício, é mais impactante que o menu impresso, pois o movimento e o brilho do monitor são capazes de atrair o olhar do consumidor para a tela. Neste menu também é possível informar os preços, promoções e exibir os produtos com animações realistas e que dão a impressão de que o prato acabou de sair da cozinha, aguçando a vontade de quem olha.
TV Corporativa: uma solução para grandes corporações, tem o intuito de levar informações internas aos colaboradores e simplificar os processos empresariais de maneira rápida e precisa, deixando o jornal corporativo ou informes impressos totalmente ultrapassados.
Mídia Digital Out Of Home: tem como objetivo levar a publicidade convencional para fora dos lares. Ela pode ser aplicada através de monitores em pontos de ónibus, painéis em supermercados, aeroportos, trens, entre outros. O que diferencia essa mídia da propaganda tradicional na TV é a escolha do local para publicitar, pois desta forma é possível atingir seu Target para que sua campanha seja muito mais assertiva.